Ação solidária para doação de sangue reúne acadêmicos de farmácia
 
 
 
Nesta quinta-feira, 12, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde recebeu a campanha, realizada por profissionais e acadêmicos de farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus São Cristóvão. A ação com acerca de 40 participantes teve como objetivo, colaborar com o serviço de coleta de sangue, o cadastro de medula óssea, além de incentivar a cultura da doação junto à comunidade acadêmica.
 
“O apoio de grupos fidelizados ao serviço de doação é vital para ampliar o número de doadores regulares. Eles organizam até três campanhas para doação de sangue durante o ano. Essa continuidade das ações é de extrema importância para manutenção dos estoques de todos os grupos sanguíneos”, destacou a gerente de Captação de Doadores, Josceline Souza ao elogiar a parceria com a Universidade Federal. “O grupo Farmacêuticos da Alegria faz parte dessa corrente de parceiros. Eles sempre participam de atividades sociais voltadas para sensibilização do tema e mobilizam outros grupos para contribuir com a doação de sangue”, salientou.
 
De acordo com informações do Centro Acadêmico, a ação de doação de sangue integra o evento em comemoração aos 18 anos do curso de Farmácia da UFS. “Eu sou doadora de sangue e geralmente nesses eventos inserirmos o serviço em nossas atividades. É bom para ajudar com os estoques e chama a atenção de outros grupos para importância da doação”, destacou a farmacêutica, Loide Oliveira, da comissão de organização do evento e integrante do grupo ‘Farmacêuticos da Alegria’.
 
Luiza Correia Cunha que é doutoranda em farmácia também participou da campanha nesta manhã. Ela contou que o estimulo foi à ação organizada pelo centro acadêmico. “Como estou muito envolvida com os estudos, meu tempo é limitado. Essa campanha dos farmacêuticos foi ótima porque agora pude fazer a minha doação de sangue”, declarou.
 
Para doadora Anna Clara Ramos a campanha foi o incentivo para renovação do ato que considera importante. “Acho que é importante ajudar independente da situação. Em se tratando da doação de sangue, esse é o remédio que muita gente precisa em seus tratamentos e, por isso, devemos doar sempre”, frisou.
 
Serviço
 
Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento oficial com foto, válido em todo território nacional. No dia anterior a doação de sangue é preciso dormir pelo menos 6 horas, e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecede o procedimento. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Hemose recebe campanha estudantes de farmacia UFSHemose recebe campanha estudantes de farmacia UFS

Loide OliveiraLoide Oliveira

Anna Clara RamosAnna Clara Ramos

Luiza Correia CunhaLuiza Correia Cunha