Atendimento Ambulatorial

O Ambulatório do HEMOSE, realiza o atendimento e tratamento de pacientes portadores de coagulopatias - alteração na coagulação do sangue. As mais comuns são a hemofilia A e B e doença de von Willebrand. As hemoglobinopatias - doença genética do sangue com alteração na hemoglobina. A mais comum no Estado de Sergipe é a Doença Falciforme.

Portadores de coagulopatias hereditárias - hemofilias A e B, podem buscar tratamento no Hemose. O paciente deve procurar a unidade de atendimento com a documentação necessária, incluindo o encaminhamento do médico que realizou o diagnóstico da doença.

A maioria dos pacientes de coagulopatias hereditárias apresenta deficiência quantitativa ou qualitativa de um dos fatores da coagulação - fator VIII para a hemofilia do tipo A ou fator IX para o tipo B. A deficiência de um desses fatores manifesta-se pela presença de sangramento espontâneo, em situações de trauma ou procedimentos cirúrgicos. O atendimento é realizado por meio de protocolo de tratamento baseado em manuais do Ministério da Saúde e da Federação Mundial de Hemofilia.

Para melhor acompanhamento, os pacientes são, periodicamente, submetidos à avaliação laboratorial, médica, odontológica e fisiátrica. O tratamento baseia-se na reposição do fator de coagulação deficiente, administrado por meio de concentrados liofilizados em cada ocorrência de sangramento.

Esses concentrados são provenientes de vários doadores de sangue e submetidos a processo industrial para tornar inativos certos vírus transmissores de doenças. Eles são disponibilizados pelo Ministério da Saúde a todos os pacientes do país. Informações complementares nas unidades de atendimento.

Em decorrência dessas patologias serem de evolução crônica e das sequelas físicas que podem acarretar, o atendimento requer uma equipe multiprofissional - hematologista,clínico geral e pediatra, fisioterapeutas, assistente social, psicólogo, enfermeira, dentista, farmacêutica, dentre outros.

Horário de funcionamento do Ambulatório:

O paciente só é atendido no ambulatório após ter o seu encaminhamento médico e resultados de exames avaliados pelo médico hematologista da unidade.
O ambulatório, em Aracaju, funciona, de segunda a sexta-feira, de 7h as 17h;
aos sábados, domingos e feriados – Não há funcionamento, nestes dias os pacientes são atendidos no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Atendimento no Ambulatório:

Pacientes com hemoglobinopatias e coagulopatias as consultas podem ser agendadas: De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.