Doenças Hematológicas

O sangue é, basicamente, formado por uma parte líquida - o plasma e por células - hemácias, plaquetas e leucócitos. O plasma contem proteínas que entre outras ações atuam na defesa do organismo e ajudam a controlar hemorragias, as hemácias transportam o oxigênio para todo o organismo, as plaquetas controlam sangramentos e os leucócitos combatem infecções.

A Hematologia é a especialidade médica que estuda as doenças que envolvem o sistema hematopoético, ou seja, tecidos e órgãos responsáveis pela proliferação, maturação e destruição das células do sangue - hemácias, leucócitos e plaquetas. A hematologia também estuda os distúrbios de coagulação que envolvem substâncias contidas no plasma.

 

 

Tipos de tratamentos

• Coagulopatias

- Hemofilias, outras coagulopatias hereditárias
O paciente cadastrado realiza consultas de diagnóstico, acompanhamento multidisciplinar, profilaxias e tratamento das complicações e reposição dos fatores de coagulação.
O tratamento é baseado na reposição do fator de coagulação deficiente, administrado através dos concentrados liofilizados em cada ocorrência de sangramento. Esses concentrados são provenientes de vários doadores de sangue e submetidos a processo industrial para tornar inativos certos vírus transmissores de doenças. Eles são disponibilizados pela União a todos os pacientes do país.

• Hemoglobinopatias

- Doença Falciforme
- Talassemias
- Outras hemoglobinopatias

O paciente cadastrado realiza consultas de infectologia;

Consultas ao doador inapto temporário (com anemia);

Transfusões ambulatoriais, além de acompanhamento multidisciplinar.

 

​